segunda-feira, 25 de março de 2013

vamos brincar

  Nada mais gostoso do que uma tarde de sol, com muitas brincadeiras e direito a brinquedo inflável e uma super cama-elástica no delicioso parquinho da nossa escola, foi uma alegria














Mão na massa

  A cada quinze dias nossos pequenos se deliciam com a aula de culinária, e aprendem a fazer comidinhas fáceis e muito divertidas, a alegria deles é contagiante!










Hora da musica

  Nossos bebês adoram as aulas de musica com o professor Paulo que faz com que as crianças cantem e se divirtam como nunca, é uma verdadeira alegria!








quinta-feira, 21 de março de 2013

Atividade da semana

  Essa semana foi dedicada ao projeto Circo, e os nossos pequenos ate se fantasiaram de palhacinhos!






Sem duvidas muito divertido!

quarta-feira, 6 de março de 2013

Programação 2013

  Confira tudo que o seu baixinho aprenderá nesse ano de 2013 mês a mês


Fevereiro:
- Praia
- Volta às aulas
- Projeto Artes
- Projeto Carnaval
- Projeto Como eu Sou- Corpo
- Projeto Os Sentidos

Março:
- Projeto Família
-  Projeto Minha Escola
- Projeto Circo
- Projeto Outono + Aniv. Curitiba
- Projeto Páscoa

Abril:
- Projeto Saúde e Higiene
- Projeto Índios do Brasil + literatura
- Projeto Descobrimento do Brasil
- Projeto Poesias e Versos

Maio:
- Projeto Animais
- Projeto Insetos do nosso jardim
- Projeto Dia das Mães
- Projeto Cores e Sabores

Junho:
- Projeto Ecologia
- Projeto Alimentação Saudável
- Projeto Reciclando e Criando
- Projeto Festa Junina
- Projeto Inverno

Julho:
- FÉRIAS
- Projeto Dia dos Avós

Agosto:
- Projeto Teatro 2 semanas
- Projeto Dia dos Pais
- Projeto Folclore

Setembro:
- Projeto Soldado I + soldado
- Projeto Trânsito
- Projeto Dia da árvore
- Projeto As cores do Arco íris
- Projeto Primavera

Outubro:
- Projeto Profissões
- Projeto Meios de Comunicação
- Projeto Invenções
- Projeto Dia da Criança

Novembro:
- Projeto dia da Bandeira
- Projeto dia da Música
- Projeto Meios de Transporte

Dezembro:
- Projeto Minha Família
- Projeto Natal
- Projeto Verão
- Revisão Geral
         

    Esses projetos (conteúdos) serão trabalhados durante o ano, para todas as turmas, lembrando logicamente de conciliar com a idade apropriada.
     O planejamento de vocês é semanal e será de acordo com esses temas

Dicas de nutrição!


PRESTE ATENÇÃO EM ALGUMAS DICAS PARA SEU FILHO CRESCER SAUDÁVEL!

Durante a infância, é o conjunto de nutrientes que garante o crescimento adequado da criança, fruto de uma alimentação saudável e balanceada. Mas alguns nutrientes são especiais nesta fase. Conheça três deles e saiba como eles ajudam seu filho!
ZINCO
VOCÊ ENCONTRA EM:
CARNES, LEITE E DERIVADOS, CASTANHA DE CAJU, AMÊNDOAS, AMENDOIM, FEIJÃO E ESPINAFRE.
O zinco é um mineral que participa da composição de mais de 300 enzimas em nosso corpo e é essencial para o crescimento de todos os nossos tecidos, especialmente daqueles que se multiplicam mais rapidamente. Crianças com deficiência crescem menos que as outras, demoram mais para cicatrizar feridas, têm maior dificuldade de se recuperar de diarréias, tem menos cabelos, unhas mais frágeis e podem até ter problemas de visão.
FERRO
VOCÊ ENCONTRA EM:
CARNES VERMELHAS, ESPINAFRE, FEIJÃO, AGRIÃO, COUVE, CHEIRO-VERDE, GRÃO-DE-BICO, ERVILHA, LENTILHA, GRÃOS INTEGRAIS, NOZES, CASTANHAS, PASSAS, AÇÚCAR MASCAVO, AÇAÍ, CAMARÃO E ATUM. 
No sangue, todos nós temos uma substância chamada hemoglobina, que é a responsável por levar o oxigênio a todos os cantos do corpo. Quando temos menos hemoglobina do que o ideal, ocorre a anemia, uma doença grave que prejudica o crescimento da criança. Existem diversos tipos de anemia, mas a mais comum na infância é a anemia por falta de ferro, já que, para a hemoglobina ser formada, ela precisa deste mineral. Ainda que vários alimentos contenham ferro, nosso organismo não consegue aproveitá-lo adequadamente. Por isso, é importante a ingestão de carnes e derivados ou, então, de alimentos fortificados com ferro.
VITAMINA C
VOCÊ ENCONTRA EM:
FRUTAS CÍTRICAS, GOIABA, PIMENTÃO CRU, CEBOLINHA VERDE, MORANGO, GROSELHA, FRAMBOESA, AMORA, BRÓCOLIS, REPOLHO, COUVE-FLOR, AGRIÃO, TOMATE E MAMÃO.
Ela atua na formação e manutenção do colágeno (proteína que une as células), no metabolismo de aminoácidos, gorduras e do colesterol. Além de reduzir a duração de resfriados e outras viroses, essa vitamina é importante para melhorar a absorção do ferro. E, como você leu acima, o ferro é um mineral essencial para prevenir anemia. Se ferro e vitamina C são consumidos juntos, a absorção do mineral será melhor. A vitamina C ajuda na manutenção da estrutura óssea, dos dentes e dos vasos sanguíneos. A falta dela pode ocasionar perda de peso, sensação de cansaço, dores musculares e até mesmo aumentar o risco de fraturas.


TROCAS SAUDÁVEIS QUE VOCÊ PODE
 FAZER NA ALIMENTAÇÃO DO SEU FILHO!!

Tem horas em que a recusa por determinada comida significa que a criança realmente não gosta dela. E tudo bem. Veja alguns alimentos cujo nutriente principal pode ser encontrado em outros equivalentes. Mas lembre-se de que nenhum alimento é igual a outro. Cada um fornece vitaminas e minerais específicos. Por isso, é importante que a alimentação seja variada.

 ESCONDER O DOCE NÃO RESOLVE O PROBLEMA !!!

Seu filho é uma verdadeira formiguinha e você quer que ele coma menos doces?


Tirar as guloseimas do alcance dele pode surtir efeito contrário. Quando pesquisadores norteamericanos deixaram crianças de 3 a 6 anos com livre acesso a cookies, os pequenos comeram 70% menos do que quando os doces estavam proibidos. Conclusão: proibir não resolve o problema. E lembre-se de que, segundo orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria, o açúcar só deve ser usado na alimentação da criança a partir de 1 ano. Mesmo assim, com moderação.

COLOQUE A MÃO NA MASSA
Pesquisa da Universidade de Columbia, nos EUA, com mais de 600 alunos do maternal à sexta série, mostrou que cozinhar junto com o filho muda os hábitos alimentares dele.

Os estudantes começaram a ter aulas de nutrição, e alguns passaram a cozinhar também. Os que colocaram a mão na massa comeram mais vegetais do que aqueles que não se aventuraram na cozinha.

Peça a ajuda de seu filho na hora de preparar o jantar. Pode ser um bom começo!


  
Jantar muito tarde provoca sono agitado nas crianças?

A chance de isso acontecer é grande, principalmente se a refeição for rica em gordura, que leva mais tempo para ser digerida, e a criança for para a cama logo depois de comer. Durante o sono, o organismo funciona mais lentamente e isso inclui a digestão. O estômago, então, fica mais pesado e chega a incomodar. Já uma refeição com baixo teor de gordura leva pelo menos duas horas para ser digerida. Após esse período a criança pode se deitar tranqüilamente”.

É melhor o bebê comer frutas com ou sem casca?
“O mais indicado é consumi-las com casca, quando possível, porque ela é uma ótima fonte de fibras”. Mas enfatizo: as frutas devem ser muito bem lavadas em água corrente e com a ajuda de uma escovinha, para que fiquem livres de resíduos de agrotóxicos, substâncias extremamente prejudiciais.

É verdade que alimentos crus e duros ajudam a desenvolver a musculatura infantil?
“Sim, eles estimulam a mastigação, fortalecendo os músculos da boca e facilitando a fala”, Quando introduzir a sopa na dieta do bebê, em vez de bater os ingredientes no liquidificador, experimente passá-los na peneira. Depois que seu filho estiver mais crescido, amasse os alimentos com um garfo para que possam ser mastigados. E, assim que alguns dentes tiverem nascido, ofereça alimentos crus, como a cenoura e a maçã, em pequenos pedaços — esta última dica, aliás, vale para a alimentação do resto da infância e da adolescência.

Leite de soja pode substituir o de vaca?
“Sim, se o problema for intolerância à lactose”. Se não, o de vaca é melhor, porque tem mais cálcio.” É bom saber, ainda, que um grupo de proteínas do leite de vaca, as caseínas, pode provocar reações como urticária. Por isso, em caso de dúvida, consulte o pediatra. Só ele pode recomendar o tipo de leite mais adequado para a alimentação do seu filho.

Alimentos com corantes causam alergia?
A resposta é não para a grande maioria dos baixinhos. Além dos corantes, os espessantes e os conservantes, encontrados nos produtos industrializados, também são mal-afamados. “Mas testes comprovam que apenas 5% dessas substâncias estão relacionadas a crises alérgicas”, “Já os alérgicos ao ácido acetilsalicílico, componente da aspirina, precisam tomar cuidado, porque tendem a apresentar reações a aditivos alimentares.”

Crianças de qualquer idade podem comer frutos do mar?
“De jeito nenhum. Por uma questão de segurança, espere que complete 2 anos. ” Os principais riscos são a intoxicação alimentar e as alergias. É bem verdade que cozinhar ou assar esse tipo de alimento diminui o perigo, mas, como seguro morreu de velho, é melhor esperar um pouco para incluir os itens na alimentação infantil.

Café faz mal para os baixinhos?
A bebida não é das mais indicadas, porque a cafeína pode deixar a criança agitada. “Porém, uma xícara pequena de café puro por dia não faz mal a ninguém”, para alívio das mães que não abrem mão do pretinho misturado com o leite. Se você já ouviu dizer que ele prejudica a absorção de cálcio, saiba que não há razão para se preocupar. A quantidade de cafeína presente em um copo de café com leite é tão pequena que não interfere na retenção do mineral pelo organismo.

Meu filho adora peixe cru. Tudo bem?
Acima de 2 anos, tudo bem. Para não arriscar, só vá a restaurantes impecáveis no que se refere à higiene . Caso a preferência recaia sobre o salmão — que andou na berlinda como agente da difilobotríase (doença que provoca dor abdominal, náuseas e vômitos).

Gemada é capaz de dar pique?
Ela foi a queridinha das mães zelosas até alguns anos atrás. Não é mais, até porque nem mesmo os especialistas a recomendam. “O ovo cru pode estar contaminado com salmonela”, A bactéria pode provocar diarréia, vômito ou até levar à morte. Infelizmente, ovos de diversas marcas podem estar contaminados por causa de higiene e refrigeração deficientes. Como é quase impossível saber quais têm condições de consumo, o mais seguro é fritá-los ou, melhor ainda, cozinhá-los.

Leite fermentado ajuda a combater a diarréia?
“Sim, os lactobacilos presentes no leite fermentado competem com as bactérias nocivas no organismo, modificando e colonizando a flora intestinal com germes benéficos”. Assim, a inclusão desse tipo de bebida na alimentação infantil pode abreviar a duração da diarréia. Se o problema persistir, procure o pediatra.


nutricionistaMariana Amabile Waideman